domingo, 29 de novembro de 2009

28NOV2009 - Folha Online - Paralamas recorda antigos sucessos em show do disco novo em São Paulo

Chamar a musica de “Allright”, ainda mais com tudo junto dá vontade deixar de aparecer no site da Folha “Sem mais adeus”... bom... a repórter também não diz coisa com coisa... primeiro, diz que” "Meu Erro" (...) foi uma das poucas apresentadas com novo arranjo.”; logo depois vai lá e fala do set acústico....

Paralamas recorda antigos sucessos em show do disco novo em São Paulo
29/11/2009 - 14h15 - REGIANE SOARES - da Folha Online

Foi um show saudosista, para matar a vontade dos fãs de todas as épocas. Antigos sucessos fizeram a alegria do público que esteve ontem à noite no HSBC Brasil, em São Paulo, para a apresentação de Os Paralamas do Sucesso.

O trio, formado por Herbert Vianna (guitarra e voz), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria), divulgava o mais recente CD, "Brasil Afora", mas das 28 canções que tocaram ontem, somente cinco eram do disco novo "Allright", "Meu sonho", "A lhe esperar", "Mormaço" e "Quanto tempo". Sorte dos fãs mais antigos.

O show começou com casa cheia. A surpresa ficou por conta do novo cenário, de Zé Carratu, uma espécie de tapeçaria que cobria todo o fundo do palco com desenhos multicoloridos que mudavam de cor conforme a iluminação, comandada por Marcos Olívio.

O trio também se colocou no palco de um jeito novo. Barone, que quase sempre se apresenta atrás de Herbert e Bi, desta vez estava no canto direito do palco, ao lado de Herbert.

Bi estava como sempre, solto pelo palco e se divertindo com as velhas e novas canções.

Herbert estava ao centro, mas desta vez em cima de uma plataforma de uns 30 centímetros de altura, provavelmente para ampliar o campo visual limitado pela cadeira de rodas. Como uma forma de "uniformizar o palco", Barone também foi colocado em cima de uma plataforma da mesma altura.

Para acompanhar, a banda trouxe os músicos João Fera (teclados), que há mais de 20 anos toca com os Paralamas, Monteiro Jr. (sax) e Bidu Cordeiro (trombone). Estavam felizes, fazendo o que de melhor sabem fazer: tocar ao vivo.

Os Paralamas abriram o show com "Allright", de Carlinhos Brown e Alain Tavares, uma das músicas de "Brasil Afora". Depois vieram oito antigos sucessos dançantes, como "Dos Margaritas", "O Beco", "Ela disse adeus" e "Romance Ideal", e o público, sentado, acompanhava somente com os braços levantados. Foi quase uma tortura ouvir "Perplexo" sentado e rodeado por mesas e cadeiras.

Mas foi em "Meu Erro" que o público reagiu com mais entusiasmo. Um dos maiores sucessos da banda, a música foi uma das poucas apresentadas com novo arranjo. A maioria das velhas canções foi apresentada como em outros shows. A exceção foi para a "A novidade", que assim como "Meu Erro" ganhou um novo arranjo nos metais.

Acústico

Já no meio do show a banda apresentou um set acústico, com João Fera e Herbert nos violões, Bi no baixo acústico e Barone apenas com uma caixa e um bumbo. Tocaram quatro músicas. A primeira foi "Mormaço", a melhor surpresa de "Brasil Afora". Depois vieram "Rio Severino", "Caleidoscópio" e "Uns Dias".

Na volta da formação inicial, Barone surpreendeu o público ao cantar "uma musiquinha de outra banda que a gente gosta muito": "O vencedor", de Los Hermanos.

Quando o público já não aguentava mais ficar sentado, Herbert deu a ordem para que todos ficassem em pé para acompanhar "Lourinha Bombril", seguida das também dançantes "Alagados" e "Uma brasileira", que encerrou o show.

No bis, também foi só velharia. Além de "Sonífera Ilha", dos Titãs, Os Paralamas encerraram a noite com "Óculos" e "Vital e sua moto". Longe de se conformar com sua limitação física, Herbert aproveitou sua própria canção para expor sua condição: trocou um dos versos de "Óculos" e encerrou o espetáculo ovacionado pelo público. "Em cima dessas rodas também bate um coração."

Nenhum comentário:

Postar um comentário