domingo, 28 de junho de 2009

Barone autografa em Sampa

O site "Portal Segunda Guerra Mundial" e a "Panda Books" convidam vocês para a noite de autógrafos do livro "A minha segunda-guerra - João Barone".

| 03 de Julho | às 19 h |
FNAC Paulista
Av. Paulsta, 901
Tel. 11 2123-2000

Pessoalmente, acho o livro leitura obrigatória, por ser fã dos Paralamas (óbvio!), mas prinicipalmente pela abordagem pessoal de um fã de 2a. guerra (como eu) a uma viagem de sonhos pela praias onde se desenrolou o Dia D e pelo resgate do Brasileiro no Dia D, o Pierre Clostermann. Minhas impressões sobre o livro, eu já tinha publicado antes aqui mesmo no blog.

Um abraço,

Lunático

Os Paralamas Brasil Afora no Rio de Janeiro


O Globo Online - Blog do Jamari França - Paralamas do Brasil Afora Sucesso Total
Assisti nesta sexta à noite no Canecão um dos melhores shows do ano. Os Paralamas do Sucesso na turnê de “Brasil afora,” o novo CD com duas músicas já no rádio “A lhe esperar” e “Meu sonho.”

Além da performance impecável da banda, destacam-se o enorme pano feito à mão de Zé Carratu com ilustrações da cultura popular que ganham tons diferentes com as mudanças de luz do designer Marcos Olívio. Este merecia um prêmio de melhor luz do ano pelo espetáculo de seu trabalho, diferente de tudo que se vê em outros shows brasileiros, com pequenos quadros de luz e grandes holofotes cercados de pequenas luzes em forma hexagonal que criam efeitos e acompanham, em vários momentos, passagens das músicas numa perfeita integração.

A casa cheia teve muitos globais e colegas músicos como Frejat, Toni Garrido, Charles Gavin, Mu Chebabi e Carlos Laufer. No camarim estavam todos eufóricos com o resultado do show, com destaque para João Barone, que além de mostrar mais uma vez que é top de linha no instrumento, surpreendeu cantando pela primeira vez num show. A música escolhida foi “O vencedor,” de Los Hermanos, “uma banda que a gente gosta muito.” E cantou muito bem, segurando até um (ligeiro) falsete no meio da canção.

Herbert vacilou no vocal da primeira canção, a nova “Sem mais adeus,” mas assim que aqueceu, engatou uma das melhores performances vocais dele que vi depois da volta da banda. Ele estava num estrado central com um set de pedais e efeitos ao alcance das mãos, seus favoritos amps Vox AC30 de lado, caixas de retorno e o teleprompter com as letras para o caso de algum lapso. João Barone no canto direito (visto da platéia), Bi e João Fera (teclados) do lado esquerdo, Monteiro Jr. (saxofone) e Bidu Cordeiro (trombone) atrás de Herbert.

O repertório teve apenas cinco das 11 músicas do novo disco, uma intenção de não fazer a platéia ouvir muito material novo ou pouco conhecido. As demais 22 músicas incluíram os inúmeros sucessos, desde o inaugural “Vital e sua moto” (com Vital, primeiro baterista da banda, presente na platéia), passando por “Meu erro”, “Ska”, “Ela disse adeus”, etc. (repertório abaixo). Em “Perplexo” Herbert abriu os braços e gritou em tom de celebração “Mas eu ainda estou vivo” com gritos e aplausos da platéia. Um belo momento de afirmação de sua vontade férrea de superar as dificuldades decorrentes do acidente de 2001.

No meio teve um set acústico com Fera e Herbert no violão, Bi no baixolão, Barone numa caixa na beira do palco, Monteiro e Bidu na percussão light. Começou com duas canções de acento nordestino, “Mormaço", do disco novo e “Rio Severino,” do CD “Severino (1994). No bis, Barone mandou a batida de “Billie Jean,” Herbert cantou algusn versos e disse “Viva o grande Michael Jackson.” E atacaram de “Sonífera ilha,” dos Titãs, reflexo do projeto conjunto das duas bandas, o hino “Lanterna dos Afogados” e terminaram com “Ska” e “Vital e sua moto.” A platéia levantou nas três últimas músicas antes do bis, “Lourinha Bombril,” “Alagados” e “Uma brasileira.” Daí em diante foi tudo festa.

E hoje, sábado, tem mais.


Set-list
SEM MAIS ADEUS - Carlinhos Brown/Alair Tavares
DOS MARGARITAS - Herbert Vianna/Bi Ribeiro
PÓLVORA - Herbert Vianna
O BECO - Herbert Vianna/ Bi Ribeiro
ELA DISSE ADEUS - Herbert Vianna
CUIDE BEM DO SEU AMOR - Herbert Vianna
ROMANCE IDEAL - Martim Cardoso/Herbert Vianna
BORA BORA - Herbert Vianna
PERPLEXO - Herbert Vianna
MEU SONHO - Herbert Vianna
A LHE ESPERAR - Arnaldo Antunes/Liminha
O CALIBRE - Herbert Vianna
MEU ERRO - Herbert Vianna
MORMAÇO - Herbert Vianna/Bi Ribeiro/João Barone
O RIO SEVERINO - Herbert Vianna
CALEIDOSCOPIO - Herbert Vianna
UNS DIAS - Herbert Vianna
O VENCEDOR - Marcelo Camelo
A NOVIDADE - Gilberto Gil/Herbert Vianna/Bi Ribeiro/João Barone
QUANTO AO TEMPO - Carlinhos Brown/Michael Sullivan
LOURINHA BOMBRIL - Diego Blanco/Bahiano/versão: Herbert Vianna
ALAGADOS - Herbert Vianna/Bi Ribeiro/João Barone
UMA BRASILEIRA - Herbert Vianna/Carlinhos Brown

BIS
LANTERNA DOS AFOGADOS - Herbert Vianna
SONÍFERA ILHA - Branco Mello/Marcelo Fromer/Tony Bellotto/Ciro Pessoa/Carlos Barmack
SKA - Herbert Vianna
VITAL E SUA MOTO - Herbert Vianna

Revista Quem - Atores de 'Malhação' e mais famosos vão a show dos Paralamas do Sucesso

Os fãs do Paralamas curtiram, nesta sexta-feira (26), músicas novas e grandes sucessos no show que o grupo realizou no Canecão, Zona Sul do Rio. Felipe Dylon, José de Abreu, Cissa Guimarães, Sophie Charlotte e outros admiradores famosos foram conferir a apresentação que começou às 22h30 e terminou meia-noite. Além de músicas do mais novo álbum, intitulado "Brasil Afora", eles tocaram clássicos da carreira do grupo, que tem 19 CDs lançados desde a década de 80.
Sérgio Marone chegou quando o show já havia começado. "Não poderia deixar de vir. A música tema do meu personagem em "Caras & Bocas" é dos Paralamas. É uma honra ter uma canção deles na novela para se inspirar. Deixa eu entrar logo que não posso perder".

O amigo Frejat disse que o show é muito bom e sempre será. Cristiana Oliveira contou que adora o grupo há muito tempo. "Desde os 20 anos curto os Paralamas. São gênios das músicas, adoro e fizeram parte da minha adolescência". Cissa Guimarães sempre que pode, vai aos shows. "As músicas da banda fazem parte da minha vida". Toni Garrido teceu vários elogios. "Eles são referência. Maravilhosos. Adoro".
Gaetano Lopes e a namorada, Eduarda, dançaram abraçadinhos na pista as músicas românticas da banda. O grupo fez uma homenagem a Michael Jackson e tocou uma música do cantor. A platéia foi ao delírio. Luigi Baricelli foi com a esposa Andreia disse que gostou muito da homenagem ao rei do pop e demonstrou seu carinho pelos Paralamas. "Espetacular. Eles já têm quase 3 décadas de alegria e movimentação e têm sempre algo novo a dizer em suas canções. Uma inquietação admirável".

Um abraço,

Lunático