quinta-feira, 14 de maio de 2009

Paralamas do Sucesso mais próximo do público, hoje, no Floripa Music Hall:

matéria do ClicRBS
14 de maio de 2009. | N° 8436
MÚSICA
De frente e de perto
Paralamas do Sucesso mais próximo do público, hoje, no Floripa Music Hall
Lançamento de turnê é sempre assim. Rola aquele frio na barriga, a expectativa em saber se tudo vai sair como o planejado e se os fãs vão gostar das novidades. Pois é como os Paralamas do Sucesso estão se sentindo. Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone passaram os últimos dois meses ensaiando as músicas do novo álbum, Brasil Afora, e agora preparam-se para o show de abertura da tour, no Floripa Music Hall, em Florianópolis.

A primeira apresentação do novo disco está cheia de novidades, conta Bi Ribeiro, em entrevista por telefone. O cenário é novo, com a iluminação direta em dois panos bordados à mão. Mas o diferente mesmo é a configuração dos músicos no palco. Antes, Herbert e Bi ficavam mais à frente, com bateria e outros músicos atrás. Agora, a proximidade aumentou e todos podem ver o que acontece, ao mesmo tempo.

– O cenário é tão diferente que não tem como descrever. A bateria está mais para frente, o Herbert no meio e eu na esquerda. De frente para o palco, vemos todos muito de perto. Ficamos mais próximos do público para mudar um pouco, depois de 25 anos tocando do mesmo jeito – antecipa o baixista.

Quanto ao som, o fã vai conferir as inéditas de Brasil Afora. Canções com pitadas de pop, reggae e rock, e que têm a cara do país. O álbum saiu depois de quatro anos sem inéditas, mas nesse meio tempo ninguém ficou parado. O tempo ficou dividido entre apresentações com os Titãs e reuniões para as composições.

Quando os três músicos se reuniram para criar, perceberam que as composições de Herbert falavam sobre vários lugares do Brasil.

– As faixas também têm uma variedade de gêneros e estilos musicais que refletem a multiplicidade cultural que temos por aqui. O nome foi a última decisão e não foi dirigido.

Para a estreia, o trio gostaria de contar com a participação especial de Zé Ramalho, que está na faixa Mormaço. Mas, diz Bi, infelizmente o cantor não tinha uma data disponível. Outro convidado especial de Brasil Afora é Carlinhos Brown, que canta em Sem Mais Adeus.

Depois de Florianópolis, os Paralamas do Sucesso seguem direto para Curitiba, no Paraná. E a turnê não tem data para acabar. Serão shows em todas as capitais e depois em cidades mais ao interior, durante cerca de dois anos. Só depois disso, haverá tempo para pensar em um novo disco, que, ao que parece, já está engatilhado.

Bi conta que ainda há 15 faixas guardadas das composições recém-lançadas, mas que isso não impede o nascimento de outras.

– Sempre que a gente se junta sai coisa nova, mas estamos na expectativa mesmo deste primeiro show, e tenho certeza que vamos começar muito bem em Florianópolis – acredita.

A última vez que a banda tocou na Capital foi há um ano, junto com os Titãs. O baixista conta que o grupo adora a cidade e, inclusive, João Barone se casou com uma catarinense, em 1988.

– Fomos aí para o casamento, natal e Réveillon, além de passar férias, então estamos acostumados – relembra.

O show do Paralamas é uma ação promoção integrada entre as rádios Atlântida e Itapema. A apresentação também marca o início de um projeto denominado DNA Atlântida, onde acontecerão shows de artistas que fazem parte da programação da rádio.
AINÁ VIETRO

Um abraço,

Lunático