segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Paralamas e Herbert Vianna/Legião Urbana no Portão do Rock

20SEP2009 - Brasília-DF
Treze anos após a morte de Renato Russo, o guitarrista Dado Villa-Lobos e o baterista Marcelo Bonfá voltaram a tocar juntos durante o 12° Porão do Rock, em Brasília, que aconteceu nesse final de semana para comemorar os 50 anos da cidade. Herbert Vianna, Philippe Seabra, Toni Platão, André Gonzáles e os uruguaios Juan Casanova e Sebastián Teysera se revezaram no posto do vocalista. Renato Russo foi lembrado por um microfone com uma rosa banca colocado no meio do palco.

Sobre o show dos Paralamas, reporduzo aqui a citação do Correio Braziliense - Tiago Faria, 22SEP2009:
(...)
Enquanto a Plebe fez questão de olhar para frente — mesmo com um repertório antigo —, Os Paralamas do Sucesso embarcaram no túnel do tempo com um baile pop, aquecido por metais de ska e um Herbert Vianna inspirado. A bronca política até apareceu (“Vamos fazer barulho pra acabar com a corrupção”, pediu o baterista João Barone), mas o tom geral era de festa. Com total cumplicidade do público — que fez do show o momento mais animado da edição do festival —, o trio converteu o gramado da Esplanada dos Ministérios em pista de dança, com uma seleção de hits como Meu erro, O beco, Ela disse adeus e um medley com Alagados e Sociedade alternativa, de Raul Seixas. Uma fórmula até batida, mas que se provou eficiente.

Para um a matéria específica sobre a homenagem à Legião Urbana, clique aqui:Correio Brasiliense - Teresa Albuquerque - Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá emocionam a plateia com músicas da Legião Urbana - 22SEP2009

No mesmo artigo acima, vale a pena ler o texto Identidade Brasiliense sobre a importância do fenômeno urbano-legionário para Brasília-DF.

Fotos de Patrick Grosner - publicadas no site oficial do Porão do Rock
Herbert e Legião - Foto 01
Herbert e Legião - Foto 02
Herbert e Legião - Foto 03
Herbert e Legião - Foto 04
Herbert e Legião - Foto 05

Sobre a apresentação de ontem, João Barone fez os seguintes comentários no blog oficial dos Paralamas (clique aqui para acessar):
(...)
E ainda estamos fechando o domingo dia 20 participando do antológico Porão do Rock, no Distrito Federal. Hoje, falar em Brasília, ao invés das bandas de rock pujantes e irreverentes, apenas remete ao estado alarmante da política nacional, com a corrupção e o empreguismo comendo solto e os políticos que prometiam mudanças calçando as chinelas confortáveis do continuísmo dos coronéis. Mas esta cidade esteve sempre associada ao começo dos Paralamas. Até hoje muita gente acha que começamos em Brasília. É muito engraçado quando aparece um fã mais entusiasmado dizendo que viu o primeiro show dos Paralamas em 1981 num festival de rock de lá... Outros dizem que cruzavam com a gente na 104 ou que viram os primeiros ensaios da banda, etc, etc... Mas a verdade é que Os Paralamas jamais tocaram em Brasília antes de 1983 (só tocamos lá depois que a banda se formou no Rio de Janeiro, né?), quando só então participamos de um festival de rock realizado lá, com muitas bandas de Rio e São Paulo surgidas na época e nomes como Camisa de Vênus e Raul Seixas... Bem, esta edição do Porão do Rock promete, com muitas bandas de hoje e de sempre, inclusive com rumores sobre a presença de legionários no palco... Quem sabe a gente não aproveita essa grande concentração de gente na cidade para mandar um rotundo grito de "CHEGA DE CORRUPÇÃO" para ficar ecoando depois do festival, por dias e dias na Esplanada dos Ministérios...

Vamos ver no que vai dar...

O site oficial da Legião Urbana afirma que não haverá uma volta do grupo. Pelo menos não com esse nome. De acordo com o Correio Braziliense, os ex-integrantes do Legião Urbana planejam fazer mais shows no ano que vem, no mesmo formato, como se fosse "uma série de homenagens", explicou Bonfá. Mas deixam claro que essa não representa uma volta da banda. "A gente nunca pensou em substituir o Renato (Russo)", garantiu Dado.

O objetivo não era colocar alguém para substituir Renato nas canções, mas sim receber amigos para celebrar junto. Herbert Vianna, do Paralamas do Sucesso, cantou "Ainda é Cedo"; André Gonzales, do Móveis Coloniais de Acaju, mandou "Tempo Perdido"; Toni Platão, ex-Hojerizah, conduziu o público pelos versos de "Eu Sei"; e Felipe Seabra, que havia se apresentado horas antes com a sua Plebe Rude, cantou "Geração Coca-Cola", entre outros músicos.

Fotos de Edilson Rodrigues/CB/D.A Press e Monique Renne/CB/DA Press publicadas pelo Correio Braziliense.























Set-list do show dos Paralamas (obrigado, Lígia Maria - lista Os Paralamas)
Sem mais adeus
Pólvora
O Beco
Ela disse adeus
Cuide bem do seu amor
Bora bora
Perplexo
Meu sonho
A lhe esperar
Calibre
Meu erro
Lanterna
Caleidoscopio
Novidade
Loirinha
Alagados
Uma brasileira
Sonífera ilha/ska
Vital e sua moto

Um abraço,

Lua