segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Paralamas Hoje - parece que foi ontem...


Escrevi esse texto pro Blog Na Pista do Edu e Rafa que agora tão cuidando com muito carinho do site dos Paralamas. Foi o 2° show que vi na turnê do Hoje. Neste dia cheguei cedo no estád... quer dizer, na Concha e como tava com uma camisa dos Paralamas, dei entrevista pra TVE local. Foi engraçado porque esse show foi um dos 3 primeiros da turnê do Hoje mas poucos dias antes tinha estado em Sampa à trabalho e a lazer, na gravação do Bem Brasil. Por lá os Paralamas adiantaram muito do que rolaria naquela tarde especial de 6a.feira em Salvador e na hora da entrevista garanti uns 3 furos pra repórter sobre o set do show - Por que não eu, O muro, Quase um segundo, o Bidu cantando...

O post original ainda está aqui, nos arquivos do blog. Só conhecia o Edu, o Rafa e um monte de gente da lista de discussão OsParalamas (Yahoogrupos) por e-mail e a gravação do Bem Brasil serviu pra dar um abraço de verdade nesse pessoal ! Saudades da galera ! Então vamos ao video-tape da partida na íntegra !

PARALAMAS, 09/12 - SALVADOR (BA) POR: RODRIGO MELO
ESSE JOGO NÃO FOI UM A UM

Data: 09 de dezembro de 2005
Local: Concha Acústica do Teatro Castro Alves - Salvador, BA
Público Pagante: 5000 pessoas
Renda: sabe-se lá quanto os cambistas ganharam vendendo ingressos que eram pra ser de graça... eu paguei 15...
Horário: 18h30 min

NA TV
A TVE Bahia mostrou a partida ao vivo para a Bahia. Atuei como comentarista na minha primeira entrevista pra TV da história. Cantei as novas jogadas dos Paralamas que tinha visto na partida anterior no SESC Pompéia e aqui no Blog Na Pista - Quase um Segundo , Por que não eu e O Muro. Também tive a oportunidade de comentar que, apesar de o Herbert ainda sentir a "contusão acidental", o time não tinha perdido o pique e estava jogando mais no ataque do que nunca.

ESCALAÇÃO:
1. No gol, João Barone - não deixa passar uma batida sem dar uma baquetada
2. Na lateral direita, Eduardo Lyra - parece que joga junto com o Barone há 3 séculos
3. Na zaga, João Fera - atua pelo fundo do palco mas se apresenta pro ataque sempre que é chamado, ou seja, Quase todo segundo.
4. No miolo da zaga, Monteiro Jr. e Bidu Cordeiro - jogam com as travas de metal mais afinadas do rock Brasil
5. Na cabeça de área - Bi Ribeiro, com sua atuação estilo limpador de pára-brisa - está em todos os cantos fazendo uma base sólida pro ataque poder jogar
6. No ataque - Herbert Vianna - o cérebro do time. O cara tem faro de gol e é responsável por levantar a galera quando faz suas jogadas geniais.

A PRELIMINAR
A preliminar começou com uma partida válida pelo campeonato local. A banda Mil Milhas me surpreendeu positivamente mas atuou na primeira metade do show para uma platéia que ainda chegava ao estádio. Mas conseguiu levantar a galera com jogdas de efeito, lembrando craques do passado como "Come as you are" e "Sweet child o´mine"

LANCE A LANCE
Com os Paralamas em campo o jogo já começa 2A zero... Monteiro (autor do belo arranjo de metais desta jogada) e Bidu apresentam suas armas de cara. O show nem começa e eles continuam mostrando jogadas novas - Pétalas e Na Pista. A galera reage e inflama o time - "Uh, Paralamas, Uh, Paralamas" é o grito que se ouve da arquibancada.

O Herbert leva o time todo pro ataque e o primeiro gol sai com uma jogada de craque: Seguindo Estrelas. A arbitragem fica em dúvida mas não vacila, quando o lance é acompanhado De perto, o pênalti sai e a nova jogada levanta a galera. O time joga por música. Falta no meio da rua, e tal qual o rogerio Ceni, o Barone vem lá de trás e dispara com O Calibre. Rock n´roll é com ele. A defesa volta a aparecer bem - quando é solicitado, Bidu aparece e ajuda a construir o Muro.

Quando o jogo aperta, o Herbert chama pra si... o Fera fica na cobertura e segura a bola... ele enxerga o Herbert pedindo a bola lá na frente: "Passa pra mim !!! Por que não eu ?" e lança... a bola leva Quase um segundo pra chegar e quando chega o Herbert engana os zagueiros alternados colores, cosas que não lhes deixam em paz... Deu vontade de subir na cabine da TVE e gritar no melhor estilo Galvão: Eu já sabia !!! Eu já sabia !!!

Rio Severino mostra a solidez de Bi, Lyra, Monteiro e Fera com um Herbert que não vacila uma vez sequer na hora de mandar pro gol... ele só não marca quando vê o Bidu apoiando de novo pela esquerda (acho que impedido) e passa pra ele assinar a obra prima... na cara do gol, ele fuzila uma metralhadora de palavras e deixa o goleiro na soledad procurando bala perdida... É cidadão, tá ganho o jogo...

Aí o Paralamas começa a jogar pra torcida - Meu Erro, Caleidoscópio, Cuide bem do Seu Amor, Lanterna, Busca vida, Capitão da indústria, Passo Lento, Hoje... mas o time deixa pro final do primeiro tempo dois golaços: Alagados, uma obra-prima de significado especial para o público baiano (desta vez não choveu...) - a platéia pula como se fosse final de campeonato - só era final de primeiro tempo e nos descontos - Perplexo, na qual o Herbert humilha fazendo uma tabela alternativa com o Raul - o público vem abaixo e era só o final do primeiro tempo.

Intervalo e os Paralamas voltam sem nenhuma substituição mas jogando pra cima como se precisasse golear pra se classificar - Medley com O Amor não sabe esperar / Lourinha Bombril / A novidade, Melô do Marinheiro / Você / Gostava tanto de você e Ska. Com o jogo já ganho, vem 2A de novo e é tudo festa... Placar final: Paralamas 102A zero...

O MELHOR EM CAMPO
Segundo o Herbert, a parte técnica esteve excepcional. O som no palco estava parecendo um estúdio.

Para mim, o destaque ficou com os metais. Bidu e Monteiro estão jogando muita bola e dando muito peso ao som dos Paralamas. Ainda por cima, o Bidu canta e tapa bem muito bem esse buraco quando é chamado na responsa. Segundo ele, saiu Mano Chao e chegou Bidu bye Bye. O Fera nem se fala - ele tem um momento só dele no show na hora de Quase um segundo e Por que não eu.

VESTIÁRIOS
Empolgação geral com a partida jogada e com o resultado alcançado. Além das proximas jogadas de fim da temporada de 2005, o Bi anuncia a gravação do DVD Hoje no dia 20 deste mês (ao vivo mas com estádio com portões fechados para o publico). O DVD sai em Março.

Segundo o técnico José Fortes, os Paralamas voltam a atuar em Salvador dia 05-Fev pelo campeonato do Festival de Verão. Com o craque do time, Herbert Vianna, consegui conversar pouco mas o suficiente para ele autografar o meu CD e expressar a empolgação dele com a resposta de público que vem tendo nessa nova temporada.

Do Bi, ao invés de perguntar ouvi ele me perguntar: " E aí ? Gostou do CDzinho?". claro que sim. "Pois é. A gente tá muito orgulhoso dele". Eu respondi - o melhor é a maneira como ele tá funcionando ao vivo. Ele disse: "Pois é. Do disco todo, a gente só não tá tocando 3 ou 4 músicas". Muito legal esse Bi Ribeiro !!! A gente ainda trocou uma idéia sobre rock argentino, sobre o show deles lá em Buenos Aires no Quilmes Rock 2004 e sobre "De música ligeira"...

Bem amigos do blog "Na Pista". isso foi mais ou menos o que rolou 6a. feira aqui em Salvador !!! Ano que vem é ano de Copa e parece que os Paralamas estão se preparando pra ganhar mais uma !!! Pra mim, eles são barbada !!!

A prova do crime

A gente faz, a gente mostra...
@herbertdeperto @euviherberto na 6a. feira em Salvador. Eis a... on Twitpic
Lua