sábado, 29 de agosto de 2009

Fala, presidente !

28AGO2009
Barone falou ao Bom Dia Rio como presidente do CVMARJ sobre a exposição de veículos miliotares deste final de semana no RJ. A exposição acontece no Forte de Copacabana. O curador da exposição, João Henrique Barone, fala sobre a importância dos veículos militares para a história do Brasil.

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Um abraço,

Lua

Sabados de rock - João Barone fala sobre as bandas de arena que sobreviveram ao tempo

O baterista dos Paralamass do Sucesso, João Barone, afirma que é curioso ver algumas bandas que surgiram nos anos 60 e fizeram grandes shows ainda estão na ativa, como os Rolling Stones.


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Metal e anos 80: Sepultura e João Barone falam de clássicos do rock
Bandas dos anos 70 e 80 que fazem a cabeça de pais e filhos estão hoje nos "Sábados de Rock", uma adaptação da série da TV britânica BB: "Seven ages of rock".

O som gigantesco do heavy metal tem a ver com um acidente. O guitarrista Tony Lommi, ainda trabalhava numa fábrica inglesa, quando perdeu a ponta de três dedos.

Tony construiu uma espécie de dedal para tocar e criou a marca registrada do Black Sabbath: um som pesado e soturno. Os roqueiros do Sabbath cresceram entre as fábricas da Inglaterra.

Alguém da banda comentou: as pessoas pagam pra ver filmes de terror. Por que não escrever músicas assustadoras?”, questiona Ozzy.

O Sabbath avançou sobre a América. Em Los Angeles, mergulhou na farra.

Ozzy deixou o Sabbath. Como num filme de terror, o monstro voltou a atacar. Puxado por duas locomotivas.

A empresária que depois virou senhora Osbourne, e um jovem virtuoso da guitarra: Randy Rhoads.

Ao lado do Sabbath, o Deep Purple também definiu a importância dos Riffs, as frases de guitarra.

Duas guitarras solando. Formato imortalizado por outra banda inglesa: o Judas Priest. O Judas definiu o look do metal.

O que os fãs não imaginavam é que esse "uniforme" foi inspirado por visitas escondidas de Halford a sex shops.

Duas guitarras, cantor vitaminado e um baixista no comando. O Iron Maiden liderou a nova geração do metal britânico.

"Bruce Dickinson chegou e levou o Maiden para outro nível", fala Malcom Dome, jornalista especializado em metal.

Bruce Dickinson, Iron Maiden: "Tudo o que o Maiden queria se reuniu nessa música em especial, no momento certo". A geração liderada pelo Metallica detonou um estilo ainda mais pesado.

"O thrash metal era simplesmente heavy metal, elevado ao quadrado", conta Mick Wall, crítico de rock.

Em poucos anos, o Metallica levou o thrash da cena independente para as paradas.

"Queríamos um som mais denso, queríamos parecer tão bons como éramos ao vivo", fala James Hetfield, do Metallica.

O que mega bandas como Led Zeppelin, Queen, Kiss, The Police, Dire Straits, U2 e o cantor Bruce Springsteen têm em comum? Todos esses grandes artistas se acostumaram a lotar ginásios e estádios do mundo todo”, fala João Barone.

O Zepelim de chumbo partiu de Londres e decolou nos Estados Unidos. "Eu me lembro de ver show do Led Zeppelin. Era tudo o que queria ser", diz Paul Stanley, do Kiss.

Com Bohemian Rhapsody, o Queen começou a conquista. "Entramos no avião na Inglaterra como um grupo jovem e cheio de expectativas e descemos do avião em Tóquio como os Beatles", comenta Brian May, Queen.

No palco, Freddie Mercury. "O que eu mais gostava era que ele não pedia licença, ele simplesmente dizia "isto é o que eu sou, é pegar ou largar", lembra Gene Simmons, do Kiss.

Nos Estados Unidos, quatro maquiados viraram estrelas. O Kiss chegou a faturar 50 milhões de dólares por ano com produtos. A "Kissmania" não perdoou nem o camarim de Bruce Springsteen. "Eu era um solitário com a música eu realmente me conectei com o mundo lá fora", conta Bruce.

Nos anos dourados das gravadoras. Bruce teve o seu arrasa-quarteirão: “Born in the USA”.

Na Inglaterra, um trio formado na efervescência do punk não imaginava que tocaria para multidões. O The Police estourou ao descobrir a
América.

"As pessoas não se importavam sobre credenciais punks, apenas reagiam à música", diz Andy Summers, guitarra do The Police.

“Virou fenômeno mundial”, fala João Barone.

O Dire Straits vendeu milhões, impulsionado por "Money for nothing".
No meio de uma mega turnê, deu uma paradinha para o Live Aid.

Foi um evento marcante para o U2, nascido para lotar estádios. Bono desceu do palco e tirou uma garota pra dançar, na frente das câmeras do mundo.

Nos anos 90, a banda irlandesa montou a Zoo TV para promover Achtung Baby.

O U2 levou o espetáculo multimídia a outra dimensão... Não superada... Bem, pelo menos por enquanto”, afirma Barone.

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Um abraço,

Lua