segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Acho que Irá gostou

O show da turnê “Brasil Afora” que assisti sábado aqui em Salvador-BA foi um dos melhores shows dos Paralamas que já vi. A banda está muito inspirada no palco, o cenário é fantástico, o Barone, agora atesto - canta bem... o posicionamento deles no palco – com os 3 formando uma linha atacante artilheira , o João Fera na linha média cercado de teclas mágicas tal qual uma barreira, o center-forward Bidu correndo bem na dianteira e o Sax do Monteiro é seguro e tem rojão... E o goleiro José Fortes é igual a um paredão. A cenografia, um capítulo à parte, sensacional. A mudança do pano de fundo colorido para o mais amarelado, tal qual o semi-árido nordestino em Mormaço é um dos momentos mais legais do show, pela maneira dinâmica como ocorre e pelo novo cenário que surge, mais do que adequado à música em que ele aparece.

O repertório do show é extremamente acertado – traz meio-disco novo e consegue não ser chato para quem não o conhece – inova, inclusive com relação às versões do CD, com Mormaço “acústico”, por exemplo. Mas Os Paralamas também se rendem ao público mais antigo e desfilam hits – como Vital e sua moto, Uns dias, Óculos, Meu Erro, Alagados (pra variar choveu aqui em Salvador na noite do show...) e Perplexo, passando por canções menos conhecidas mas não menos importantes como O Rio Severino – mas nunca, nunca, nunca, o show fica burocrático ou o público desanima. A única que achei meio deslocada no set do show inteiro foi “Quanto ao tempo”.

Lanterna dos Afogados aparece numa versão iluminada (trocadilho irresistível... mais um...). A execução dela sábado beirou a perfeição. Por falar em Lanterna, a pilha dos caras não acaba nunca (paro por aqui com os trocadilhos...). Tanto tempo de carreira e a vontade que eles tão mostrando no palco nesse tour é algo que não dá para descrever em palavras. Em cima daquelas rodas, claro, ainda bate um coração enorme !

Coisas da Bahia: antes do show rolou uma daquelas vídeo-homenagens à uma produtora local de apelido “Irá”, ilustre desconhecida que fazia aniversário na noite. Todo mundo esperando Os Paralamas, e tome depoimento de amigos, colegas, marido, filhos e asseclas de Irá. Quando todos pensavam que tinha acabado, o vídeo entrou em loop e começou tudo de novo... aí foi a vez da platéia homenagear Irá, a mãe, a avó e a família dela até a 16ª. ramificação da árvore genealógica... no meio do show, um irônico Barone também mandou, ironicamente, os parabéns dos Paralamas para Irá, que acho que nunca foi, em aniversário nenhum, tão homenageada na vida. Enfim, acho que Irá gostou...

O José me falou em volta deles aqui a Salvador no Festival de Verão. Espero que se concretize. Por enquanto, Paralamas, estou a lhes esperar.

Um abraço,

Lua

Prêmio Multishow: Barone e Gilberto Gil batem papo sobre participação no Prêmio Multishow

BACKSTAGE: Direto do camarim de Gilberto Gil. Ao lado de João Barone, Liminha e seu filho Ben Gil, Gil fala sobre sua participação no Prêmio Multishow 2009 e diz estar ansioso para tocar com Pitty.

Download clicando na figura abaixo:

Um abraço,

Lunático